quinta-feira, 17 de abril de 2008

"Comprar por comprar"


Apesar do Seo Madruga ter nos dado a dica, ou melhor, para a sua filha Chiquinha, muitos de nós não aprendemos o que significa "comprar por comprar". Mesmo que nossos pais também em algum momento possam ter dado a "dica" (mesmo soando como advertência ou proibição.[são pais né?!]), continuamos à comprar e a comprar sem saber o significado.

O significado, pra que vai nos sevir, quanto custa de verdade? Essas coisas não são ditas. Propaganda não tem esse papel, propaganda é somente pra vender. - "Ok ok, mas alguém precisa nos mostrar os produtos, para termos o que escolher". Sim, verdade, mas supostamente, se vamos comprar um produto é porque necessitamos dele para algo. Mas... engraçado, você já se deu conta que as mesmas empresas, governos, pessoas, fábricas, etc, que estão vendendo o produto são os mesmos que em algum ponto criaram a necessidade?

E aí eu pergunto, e também me pergunto. Será que não podemos definir por nós mesmos o que necessitamos? Será mesmo tão dificil enxergar de outra forma? Quero dizer, prateleiras podem ser chamativas, limpas e cheirosas, mas você vê pessoas vivendo do seu lixo. Ou seja, todas essas embalagens não são assim tão reais, algo não está certo.

Eu sei que nascemos no meio de outdoors, mergulhados em promoções. Por pouco não nascemos em 12x sem juros com garantia de devolução do pagamento se o produto não fosse o esperado. Mas já que nascemos, podemos pensar como seres humanos sim, e não como "cliente potencial para venda".

Usando Fugazi, talvez fique mais fácil e claro. "Nevermind what´s been selling, it´s what you´re buying". Esqueça o que está sendo vendido, é o que você compra, isso que importa. Se existe felicidade na futilidade, somos fúteis. Esse é o círculo. Mas não precisamos nos manter inseridos nele.

*na foto, a galinha compra na promoção "compre 1 par, leve 2". (retirado daqui: www.cartoonstock.com)

*diálogo chaves:
Chiquinha: - "Pai, me dá dinheiro para eu ir na venda?"
Seo Madruga: - "O que você precisa de lá?"
Chiquinha: - "Eu preciso ir lá pra ver o que eu preciso".
Seo Madruga: "Não minha filha, isso se chama comprar por comprar".