segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

haiti, um post que vai sair logo de moda.


Irritado por fazer algo que não costumo, mas estando aqui em dias em que não posso deixar a tv desligada, (jantando com família) assisti o Jornal Nacional e manchetes de outros da grande mídia. O assunto? Haiti. Tudo parecendo um pouco exagerado, um pouco mascarado e, bom.. tudo aquilo que considero de praxe se tratando de mídia corporativa. Ou seja, notícias produzidas por interesses econômicos, comerciais, etc. Seguindo uma fórmula pronta para produzí-las, um jornalismo que enoja.

Aliás, vale aqui um parênteses, de que muita coisa que está sendo dita tem a ver com o convencimento da opinião publica sobre o papel do exército brasileiro naquele país. Como se fôssemos salvadores e/ou tivéssemos o direito de regulá-los.


Ok, pesquisando um pouquinho, aqui estão textos que, ajudam a melhorar a reflezão, o entendimento e a consciência do que se passa naquele país.

Solidariedade ou oportunidade de negócios?
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2010/01/462947.shtml

Por que somos contra a ocupação militar do Brasil e da ONU no Haiti?
http://blogdoces.wordpress.com/2010/01/16/por-que-somos-contra-a-ocupacao-militar-do-brasil-e-da-onu-neste-pais/

Artigo histórico de ações estado-unidense no Haiti "Porque os EUA devem milhões para o Haiti."
http://midiaindependente.org/pt/blue/2010/01/463511.shtml

Haiti: Por que a ajuda vem armada? http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2010/01/463502.shtml

ótimos artigos em inglês:

http://www.democracynow.org/shows/2010/1/19
http://www.democracynow.org/2010/1/20/headlines

Os EUA ainda foram acusados de terem provocado o terremoto a partir de um programa do exército de controle de clima. Nem entrei muito nessa questão, mas se for do interesse, pesquisem por: "Project Microwave Ionosphere Reconfiguration Ground based Emitter, or Mirage" e saibam o que a nova arminha dos EUA pode fazer.