quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Impressões da terra

Estava eu sábado em Laranjeiras do Sul, a "capital do território do Iguaçu", à conversar com um senhor de idade muito simpático e além das conversas divertidas, escutei a opinião, ou melhor, a impressão dele sobre Guarapuava.

Ele morou aqui quase dois anos e conseguiu fazer um resumo ótimo da nuvem invisível de relações entre guarapuavanos, ou de guarapuavanos com "os de fora". Ele citou que vizinhos não o cumprimentavam, porém depois que ele se mudou e voltou pra onde morava, o vizinho foi muito simpático. Citou os complôs das empresas de não deixar "os de fora se criarem", assim como os cartéis e os monopólios. As famílias detentoras do poder e como isso não muda. E em suas palavras: "em guarapuava não se fazem amigos, ou você pertence à um grupo, ou não vão querer te ajudar". E o papo rondou por esses temas por vários minutos. Pra resumir, ele falou que foi aqui que em todos os lugares onde ele ja viveu que menos teve contato com pessoas.

Eu já sei muito dessas coisas, é claro, e se perguntarem eu não minto mesmo. Que guarapuava é uma cidade antiga, tradicional, tropeira, coronelista, paternalista, homofóbica e que caminha em passos de lesmas, ou às vezes de caranguejo, pra mudar o que é, falando de uma maneira geral, não tem como negar. É claro que não podemos generalizar essas coisas, mas a verdade é que isso existe sim. O que eu achei legal de notar é que o senhor com quem eu conversava é uma pessoa super conservadora. Com todo respeito, mas colocando em pratos limpos, ele é um tiozão careca de bigodão com uma barrigona enorme, uns 65 anos, católico praticante, casado com filhos, participa de um clube que toda quinta feira comem carneiro assado hahaha. Enfim, não sou eu que to dizendo que essa cidade expressa atraso, preconceito, etc. Eu acho uma merda quando alguém, por exemplo, de Curitiba se refere à Guarapuava com desdém ou algo assim, como se as cidades se formassem de uma hora pra outra e os indíviduos escolhessem onde nascer e morrer. Mas eu acho pior quando Guarapuavano fala de outra cidade menor, como laranjeiras do sul, ou as vizinhas candói, pitanga, turvo, etc.. Orgulhinho idiota. Vai pra puta que o pario. Explodi.

AH, não poderia deixar passar em branco meus agradecimentos pelas pessoas que fizeram parte dos meus ultimos dias de mini férias hehe. Então pra vocês do duplex mais pirado de cascavel, (Paulo, Thiago, Juh e Raky) meus agradecimentos especiais. Foi ótimo passar esses dias aí, não tem como esquecer não! :)

beijus.

2 comentários:

Cynthia disse...

Mas Curitibano é assim também!
Na verdade fora os cariocas e os baianos o resto do Brasil e assim!
Hahahahahaha..

Mas veja bem, pessoas que não se aproximam, não o fazem por medo.

Por vergonha, tudo jacu..
E vamos concordar que paranaense é assim!

E se falam de outras cidades, é por falta de coisa melhor pra falar!!

Beijos :*

Unknown disse...

"Mais olha piazada, eu trabalhei bastante nessa vida, mais uma coisa eu não posso reclamar, eu comi bem, comi muito bem". EHEHEHEH

Abraço Vinício!!!